Guia: Como baixar arquivos

A pedidos abri uma página estática para este guia, que foi originalmente postado em 09/12/2009.

Talvez alguns de vcs não tenham ainda as manhas para baixar arquivos da internet, então resolvi fazer um pequeno guia. As explicações não são tecnicamente perfeitas, pois visam os usuários comuns, e, portanto, tentam ser as mais objetivas e simples sem se preocupar com o rigor técnico…

Os procedimentos a seguir descritos servem para baixar desde livros digitais até filmes inteiros, passando por músicas, discos completos e o que mais existir na internet… Escolham arquivos legais hein! hehehe…

1. Conceitos básicos:

1.1 Download: é o processo de receber algum arquivo de fora (de fora do seu computador).

1.2 Upload: é o processo de enviar algum arquivo para fora (do seu computador para outro computador)

1.3 Baixar arquivo é igual a fazer download.

1.4 Podemos fazer download de quase tudo que está na internet, desde as fotos que vemos nos sites, passando por textos, até arquivos armazenados em computadores de outras pessoas na internet.

1.5 Existem “redes” de computadores na internet que utilizam um determinado protocolo de comunicação para tornar o download (baixar) e o upload (enviar) mais fáceis e muito mais rápidos.

1.6 Estas “redes” são construídas por programas que instalamos nos nossos computadores e que acessam a internet…

1.7 Atualmente uma das “redes” mais rápidas e mais eficientes é a “torrent”.

1.8 Segurança: baixar coisas da internet, junto com o email, é a forma mais comum para se pegar virus… Mas se vc seguir dicas simples de segurança (que vou mostrar no final deste guia), pode ficar tranquilo que as chances de infecção serão bem baixas.

2. Os torrents

2.1 Tentando simplificar: os torrents são como “mapas” que indicam como chegar a um arquivo que está armazenado em diversos computadores da internet.

2.2 Quando vc baixa um torrent, vc na verdade não baixou o arquivo principal, baixou apenas o “mapa” de como chegar a este arquivo.

2.3 Depois que vc baixou o “mapa”, quer dizer, o torrent, vc precisa jogar esse mapa num programa para que ele leia as dicas do mapa e pegue o arquivo na internet e baixe o arquivo para o seu computador.

2.4 O programa que sugiro é o utorrent, que pode ser baixado aqui. Depois de baixar no seu computador, instale-o. Se vc baixou de onde falei, pode ficar tranquilo, pois é um lugar seguro.

2.5 Parece complicado, mas tudo isso é realmente muito simples, depois da primeira vez fica tudo automático e vc pode esquecer tudo que foi dito aqui…

3. PRÁTICA: Achar os torrents (“mapas”)

3.1 Para achar os mapas vc precisa fazer pesquisas na internet, para isso vc pode usar sites específicos ou usar sites de busca normais como o google ou bing, porém, sugiro usarem apenas os sites específicos que indicarei, pois estes prezam pela qualidade das dicas que passam. Já google e etc não fazem, em regra, uma avaliação dos resultados que eles trazem para as nossas pesquisas.

3.2 Eu sempre usei o The Pirate Bay como site de pesquisa, aliás este site sofreu uma ação judicial e foi meio que “desmontado”, mas ainda continua na ativa, não sei por quanto tempo. Para quem quiser conhecer a história desse site, vale a pena pesquisar o seu nome no google e sair lendo as matérias sobre ele, acho que vai dar até filme hehehe.

3.3 Outro site que eu havia usado pouquíssimas vezes, mas que depois da dica do Eduardo eu passei a testar e realmente me impressionou é o Iso Hunt, que depois do PB (Pirate Bay), acho que é o melhor, se já não for hoje o melhor…

3.4 Então vc vai nesses dois sites e procura o arquivo que vc quer, se vc achou, vc baixa ele, mas lembre que vc baixará o torrent, ou seja, o “mapa”…

4. PRÁTICA: baixar o arquivo.

4.1 Essa é realmente a parte fácil! Depois de baixar o “mapa” (torrent) dê duplo clique no “mapa” (torrent) e o utorrent será ligado automaticamente, ele apresentará para vc o que ele baixará e se vc autorizar ele fará o resto para vc… Assim que o download acabar vc terá o arquivo desejado no seu computador, na pasta que o utorrent usa para fazer o download.

5. PRÁTICA: Como escolher o melhor arquivo para baixar

5.1 Quando vc vai ao The Pirate Bay ou ao Iso Hunt, vc faz uma busca como faria no google, ou seja, joga o nome do arquivo desejado e depois o site retorna para vc os resultados.

5.2 Dentre os resultados, vc terá algumas opções, por exemplo, 5 versões diferentes do mesmo arquivo, vc deve então verificar quantos Seeders cada arquivo tem. Seeders são computadores que tem o arquivo integral disponível para download, existem também os Leechers, que são os computadores que tem o arquivo disponível, mas o arquivo não está ainda completo.

5.3 Então, quanto mais Seeders um arquivo tiver, mais rápido o download deste arquivo será! Prefira este a outros.

5.4 A inexistência de Seeders, apesar de não ser uma garantia de fracasso no download integral, indica que o seu download pode se tornar muito demorado e talvez arriscado (na parte de segurança eu explico).

6. PRÁTICA: Segurança

6.1 Nem precisa falar que todos nós precisamos de antivírus né? E não basta ter antivírus, ele tem que estar atualizado! E mais ainda, temos que usá-lo!

6.2 Assim que baixar um arquivo da internet sempre, eu digo: SEMPRE MESMO, passe o antivírus no arquivo. Não precisa passar no computador inteiro, apenas no arquivo baixado.

6.3 Eu uso o Avast Antivírus, pois é bom e a versão que indico é a gratuita. Se vc usar esta versão vc pode dar clique com o botão direito no arquivo baixado da internet que pode ser até mesmo uma pasta inteira (no caso da maioria dos discos de música) e mandar o antivírus rastrear tudo ali. É o que eu faço… (na maioria das vezes…)

6.4 Arquivos com muitos Seeders é um bom indicativo de que o arquivo não contém vírus ou qualquer outro problema (por exemplo ser um arquivo de qualidade ruim ou não corresponder à descrição do site), pois muitas pessoas já o testaram e continuaram a disponibilizar para outras…

6.5 Um arquivo com poucos Seeders, pode indicar que o arquivo realmente é raro, ou seja, poucas pessoas o disponibilizam, ou indicar que o arquivo não é bom ou mesmo é “maligno”, portanto, sugiro que não arrisquem…

6.6 O que é um arquivo com muitos ou poucos seeders? Isso é subjetivo, mas a minha regra é: mais de 10 = vou baixar, menos de 10 = vou procurar mais… Se vc não achou algum arquivo com mais de 10 Seeders, então leia os comentários sobre o arquivo no site (se tiver algum comentário) pra saber o que já disseram sobre o arquivo… Se não tem nada sobre o arquivo e vc ainda quiser arriscar, então baixe e, pelo amor de Deus, PASSE O ANTIVIRUS! hehehehe

6.7 Tanto o The Pirate Bay quanto o Iso Hunt tem indicações de downloads preferenciais, isso indica que são downloads mais seguros e a qualidade do arquivo é boa. Se vc tem um antivírus atualizado, e mais importante, se vc usa o seu antivírus, então fique tranquilo e curta…

7. Dicas Gerais:

7.1 Para vc saber quais arquivos de música, por exemplo, são os mais acessados atualmente, que geralmente correspondem às musicas ou discos mais desejados nos últimos dias, faça o seguinte:

7.1.1 No Iso Hunt: ná página principal, desça a página e na lateral esquerda vc verá: “Browse Torrents” e abaixo, dentre os vários links o relativo a “AUDIO”, nesta mesma linha vc verá o link “Popularity”, clique neste link e o site irá mostrar as músicas que tem mais pessoas disponibilizando-a. Hoje a nº 1 é “Lady GaGa – The Fame Monster…” com mais de 4000 pessoas disponibilizando esse arquivo (que desperdício… hehehe).

7.1.2 No The Pirate Bay: na página principal, logo acima da caixa de pesquisa, vá em “TOP 100” depois em “Música”… Aqui tá melhor o arquivo “John Mayer – Battle Studies…” está em primeiro com mais de 3000 pessoas disponibilizando este arquivo.

7.2 Ainda no The Pirate Bay, na página principal, tem o link para “Shows de TV”, ali tem vários seriados já divididos por season e por episode, exemplo:  Heroes, S01 (isso indica Heros Season 1, ou seja a primeira temporada do Heroes), depois de entrar nesta página, vc verá arquivos indicando Heroes S01E01, isso denota que o arquivo é o episódio 01 (E01) da temporada 1 (S01). Vale a pena passear nessa área se vc gosta de séries de TV, mas atenção, provavelmente estes arquivos são protegidos por direitos autorais, então vc, por lei, não deve baixá-los…

Como já disse, parece difícil, mas não é! Acreditem! Depois da primeira vez esse procedimento fica bem básico.

Comentários, sugestões, críticas são bem vindas!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s