Visconde de Mauá e Restaurante Rosmarinus – RJ


Vai aí uma excelente dica para os próximos feriados de novembro: Visconde de Mauá/RJ, que fica entre Rio e São Paulo (mais perto do Rio), com acesso pela Via Dutra.

Para chegar, acho que o jeito mais fácil é ir de avião até o Galeão, alugar um carro e pegar a Dutra. Para chegar à Mauá, tem que ir até Penedo (uns 160km +ou- do Rio) e seguir em direção a Mauá. São mais uns 20km de estrada sinuosa serra acima e mais uns 15km de estrada de terra também serra acima até Mauá. A estrada de terra está sendo toda asfaltada, mas ainda é um pouquinho hard, mas dá para subir numa boa de dia (bem, tivemos que subir à noite, com chuva e neblina……definitivamente não recomendo: estávamos a 10km/h e ainda consegui reclamar que estávamos “rápidos demais”….literalmente não era possível enxergar nada….).

Visconde de Mauá fica na Serra da Mantiqueira e o local é simplesmente maravilhoso!! São várias opções de passeios, trilhas, cachoeiras, cavalgadas, passeios em carro 4×4, todas as opções com mini-excursões guiadas (esqueci o nome da agência que organiza….mas em todas as pousadas deve ter a recomendação) ou só curtir as várias pousadas maravilhosas da região.

Nos anos 80/90, Mauá era frequentada basicamente por”bicho-grilo”, mas agora está muito diferente: a região está tomada de pousadas “de charme”, com vários restaurantes bacanas, inclusive um com 2 estrelas do Guia 4 Rodas (vou falar dele mais abaixo).

Ao lado de Mauá,  que basicamente tem uma rua (!), a apenas 10-15km de mais estrada de terra, está Maringá. Aí tem Maringá/RJ e Maringá/MG e a divisa entre as duas é um pequeno rio.

Ficamos na Pousada Mauá Brasil (www.mauabrasil.com.br). A pousada é MARAVILHOSA…. o site fala por si só. A lareira dentro dos chalés é muito bacana!! Vejam a foto que fizemos da lareira e da vista do restaurante ….ahh, o café da manhã é um charme: funciona até às 12h sem buffet, ou seja, é uma seqüência de frutas, iogurte produzido na região, pães feitos na pousada, enfim, reserve 1hora para apreciar…

Em Maringá/RJ, fomos ao restaurante Rosmarinus. Como chegamos muito cedo para jantar, ficamos batendo um papo com o proprietário antes de sentarmos: um paulista que deixou SP para investir em um restaurante de qualidade na região. Deu para notar pela qualidade da comida que, além de muito simpático, ele é perfeccionista.

O Rosmarinus (www.rosmarinus.com.br) já tem 2 estrelas no Guia 4 Rodas e faz jus às mesmas. O local é sofisticado e aconchegante; o atendimento, primoroso (ainda mais se levarmos em conta que estávamos no “meio do nada”!) e a apresentação dos pratos, também muito sofisticada.

O proprietário nos sugeriu um menu degustação, assim, dividimos entrada, 3 pratos e sobremesa para provarmos de tudo.

Vejam as fotos dos pratos que comemos. Uma observação: a comida deixa muito restaurante bacana de SP/RJ/DF para trás (no sabor e no preço……preparem os bolsos!):

As entradinhas....hummm...um caldo de batata baroa, azeitonas, pães e o alho confit feito lá mesmo....

 

Este vinho é muito bom: é um chileno produzido com uvas italianas sangiovese plantadas no Chile pela Vinícola Falernia (http://www.falernia.com/)

 

Esta é uma massa feita no restaurante recheada com queijo. O molho de tomate estava super correto na acidez (ou falta dela!) e delicioso!

 

Esta é uma truta empanada com aveia, molho de hortelã, queijo de cabra suave junto ao molho e um purê de batatas com ervas

 

Ossobuco com polenta: além do molho saboroso, a carne estava desfiando de tão macia. A polenta estava cremosa e deliciosa!

 

A sobremesa não era muito doce, por isto adorei!! Era um sorvete de baunilha feito por eles, com suspiro, creme e frutas vermelhas ... já estou com água na boca 🙂

 

Nada melhor do que um chá de hortelã da horta do restaurante para tentar digerir tudo!!

É isso aí: não deixem de ir até a região: vale cada buraco da estrada de terra para se chegar lá!!!! Ahh, e o clima de 10-15° que pegamos neste feriado de outubro ajudou muito o romantismo da pousada e da região!!!

Ahh, outra coisa, na volta, não deixem de visitar Penedo, outra cidade super charmosa…..mas isto é “outro post”!!!!

Anúncios
Esse post foi publicado em Culinária, Hotéis, Restaurantes, Rio de Janeiro, Vinhos. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para Visconde de Mauá e Restaurante Rosmarinus – RJ

  1. AleBrant disse:

    Uau!!!!
    Que delícia!!!!
    Depois de ver o post fui correndo ver quando é mesmo o próximo feriadão…
    rsrsrsrs

    Anotada a dica, Fê!
    Obrigada!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s